Empresas indianas pretendem investir em Angola, com foco em sectores como mineração, petróleo, transformação de alimentos, fabricação de materiais de construção e indústria farmacêutica, segundo o embaixador de Angola na Índia, Clemente Francisco Camenha.
No sector minerário, as empresas indianas têm interesse na extracção de mármore, granito e outros minerais preciosos. No sector petrolífero, o foco está na indústria petroquímica. Também há interesse na transformação de alimentos, fabricação de materiais de construção e indústria farmacêutica, dentro da estratégia de diversificação da economia angolana.
Clemente Camenha afirmou que Angola é o segundo maior exportador de petróleo bruto e o maior exportador de gás natural para a Índia. O embaixador disse ainda que Angola importa da Índia equipamentos agrícolas, maquinaria, cereais e matérias-primas diversas.
O fluxo comercial entre os dois Países tem sido estável, com cerca de 300 empresas indianas operando em Angola nos sectores de comércio, indústria, farmacêutico, transporte e tecnologia.
O diplomata mencionou que a missão diplomática tem incentivado o sector empresarial indiano a se familiarizar com o mercado angolano, considerando as melhorias feitas pelo Executivo para facilitar o acesso de investidores privados à economia nacional e apoiar projectos de diversificação.
Para reforçar a presença empresarial indiana em Angola, a Embaixada de Angola na Índia está a organizar um Fórum Empresarial, previsto para o primeiro trimestre de 2026.