Mercado & Finanças

Embaixadas lusófonas celebram Dia Mundial da Língua Portuguesa em Camberra

As embaixadas de Angola, Brasil, Portugal e Timor-Leste na Austrália organizaram, nesta segunda-feira (13), uma recepção conjunta em Camberra para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado a 5 de Maio.

O evento decorreu na Embaixada do Brasil em Camberra e reuniu representantes do corpo diplomático, autoridades australianas, empresários, membros da comunidade lusófona e o público em geral.

A data marca cinco anos desde que a UNESCO instituiu oficialmente o 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Os participantes puderam ouvir discursos das representações diplomáticas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), degustar pratos típicos e assistir a um concerto do guitarrista português Pedro Jóia, conhecido por colaborações com artistas brasileiros como Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Yamandú Costa.

Durante a cerimónia, o embaixador de Angola na Austrália, António Luvualu de Carvalho, destacou o peso de Angola no universo lusófono, com cerca de 36 milhões de falantes da língua portuguesa — atrás apenas do Brasil, com 215 milhões.

Citou ainda Moçambique (33 milhões) e Portugal (11 milhões). O diplomata sublinhou que as projecções apontam para 318 milhões de falantes de português no mundo até 2050, sendo 83 milhões em África.

O embaixador recordou também que, durante a presidência angolana da CPLP (2021-2023), a Austrália formalizou o pedido de adesão como observador associado da organização.

No documento enviado à CPLP, as autoridades australianas justificaram o interesse com base no carácter multicultural do país e na presença de mais de 50 mil cidadãos que falam português em casa.

António Luvualu de Carvalho aproveitou para evidenciar a presença de comunidades lusófonas na Austrália — incluindo cidadãos angolanos — e relatou a realização do primeiro Acto Consular Itinerante da Embaixada de Angola em Melbourne, em Abril deste ano.

Segundo o diplomata, muitos angolanos na Austrália mantêm vivos os hábitos, costumes e o uso da língua portuguesa.

Na sua intervenção, concluiu afirmando que a língua portuguesa, além de oficial nos nove países da CPLP, é uma língua de alcance global, com presença crescente na internet e tendência de expansão a nível mundial.

Relacionadas

Morre Sebastião Salgado, ícone da fotografia documental, aos 81 anos

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um dos mais reconhecidos e

FADA financia 139 projectos agrícolas no Cuanza-Sul com mais de

O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA) já financiou 139 projectos

Banco Sol destaca soluções financeiras na 14.ª edição da Feira

O Banco Sol está presente na 14.ª edição da Feira