Donald Trump assumiu ontem, 21 de Janeiro, o cargo de 47.º presidente dos Estados Unidos. A cerimónia de posse ocorreu após um final de semana de celebrações pelos republicanos e ao lado de aliados políticos e convidados internacionais.
Nas últimas semanas, Trump fez propostas, como o controle da Gronelândia e do Canal do Panamá, além de sugerir que o Canadá se tornasse um estado dos EUA. o presidente eleito destacou áreas como imigração, energia e políticas de diversidade, equidade e inclusão, com a ajuda do conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz.
A cerimónia de posse contou com a presença de ex-presidentes dos Estados Unidos, como Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton, além de figuras do sector tecnológico como Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg, e líderes de países aliados, incluindo o presidente argentino Javier Milei e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.
Trump iniciou o dia com a missa matinal na igreja de St. John, seguida do chá com o casal Biden.
A cerimónia ocorreu no interior do Capitólio devido às baixas temperaturas em Washington DC, com registros entre -4°C e -10°C. Trump prestou juramento às 12h00 locais (18h00 em Angola), após a apresentação de Carrie Underwood cantando “America the Beautiful”, e deu início ao discurso inaugural.
O tenor Christopher Macchio concluiu a cerimónia com o hino nacional dos Estados Unidos, enquanto Joe Biden e Kamala Harris se despediram formalmente do Capitólio.
O novo ciclo presidencial marca o retorno de Trump à Casa Branca, onde o novo presidente implementará as políticas nas áreas que podem definir o rumo do País nos próximos quatro anos.