O Produto Interno Bruto (PIB) das economias do G20 cresceu, em termos homólogos, 2,8% no terceiro trimestre de 2024, mas desacelerou face aos 3,0% registados no trimestre anterior, segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).
Entre as economias do grupo, a Índia liderou o crescimento homólogo, com a taxa de 5,8%, seguida pela Indonésia, com 5,0%.
De acordo com a OCDE, a Alemanha apresentou a maior contracção, com a queda de 0,3% face ao terceiro trimestre de 2023.
Na comparação com o trimestre anterior, o PIB do G20 registou alta de 0,7%, acima do crescimento de 0,6% observado no segundo trimestre.
De forma geral, as taxas de crescimento trimestrais do grupo têm se mantido estáveis desde o segundo trimestre de 2023, informou a OCDE.
O desempenho foi desigual entre os Países. Enquanto economias como Indonésia, Índia e Estados Unidos mantiveram o crescimento estável (1,2%, 1,1% e 0,7%, respectivamente), outras apresentaram aceleração, como México (de 0,4% para 1,1%) e China (de 0,5% para 0,9%). A França e Austrália também mostraram aceleração, atingindo 0,4% e 0,3%, respectivamente.
Economias como Alemanha e Coreia do Sul saíram de contracções para o crescimento de 0,1%. Os Países como Brasil, Arábia Saudita e Reino Unido enfrentaram a desaceleração mais acentuada, com taxas de crescimento trimestrais reduzidas para 0,9% e 0,1%, indica a OCDE.
Na África do Sul, o crescimento tornou-se negativo, com a contracção de 0,3%, enquanto a Turquia continuou a registar quedas de 0,2%.