Mercado & Finanças

Comércio entre Angola e Emirados Árabes cresce 3% e atinge 2,1 mil milhões USD

As trocas comerciais entre Angola e os Emirados Árabes Unidos atingiram 2,1 mil milhões USD em 2024, um crescimento de 3% em termos homólogos. 

Os dados foram avançados pelo embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Angola, Salem Al Khamis Obeid, aquando do Fórum de Negócios Dubai-Angola, realizado em Luanda.

O encontro foi marcado pela assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara de Comércio do Dubai.

Segundo o embaixador, o aumento do volume comercial reflecte o reforço da cooperação entre os dois países. No primeiro trimestre de 2025, cerca de 72 empresas angolanas operavam no Dubai.

No sentido inverso, empresas dos Emirados mantêm operações em Angola e 22 novas manifestaram interesse em investir no país.

Salem Obeid reconheceu os esforços das autoridades angolanas para melhorar o ambiente de negócios, atrair investimentos e promover a diversificação económica.

O diplomata destacou semelhanças entre as trajectórias económicas de Angola e Dubai, apontando potencial de crescimento em áreas como Agricultura, serviços e outros sectores não petrolíferos.

A Câmara de Comércio dos Emirados, em articulação com a AIPEX e a congénere angolana, tem trabalhado na divulgação de oportunidades de investimento para empresários interessados no mercado angolano.

Relacionadas

OPEP+ aumenta produção em 188.000 barris por dia em Julho.

A OPEP+ decidiu este fim de semana aumentar a produção

Banco Sol reforça presença internacional com nova relação de correspondência

O Banco Sol continua a reforçar a sua estratégia de

Angola presta homenagem a Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das

O falecimento de Manuel Domingos Augusto, esta sexta-feira em Luanda,