As trocas comerciais entre Angola e os Emirados Árabes Unidos atingiram 2,1 mil milhões USD em 2024, um crescimento de 3% em termos homólogos.
Os dados foram avançados pelo embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Angola, Salem Al Khamis Obeid, aquando do Fórum de Negócios Dubai-Angola, realizado em Luanda.
O encontro foi marcado pela assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a Câmara de Comércio do Dubai.
Segundo o embaixador, o aumento do volume comercial reflecte o reforço da cooperação entre os dois países. No primeiro trimestre de 2025, cerca de 72 empresas angolanas operavam no Dubai.
No sentido inverso, empresas dos Emirados mantêm operações em Angola e 22 novas manifestaram interesse em investir no país.
Salem Obeid reconheceu os esforços das autoridades angolanas para melhorar o ambiente de negócios, atrair investimentos e promover a diversificação económica.
O diplomata destacou semelhanças entre as trajectórias económicas de Angola e Dubai, apontando potencial de crescimento em áreas como Agricultura, serviços e outros sectores não petrolíferos.
A Câmara de Comércio dos Emirados, em articulação com a AIPEX e a congénere angolana, tem trabalhado na divulgação de oportunidades de investimento para empresários interessados no mercado angolano.