Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Comércio entre Angola e China supera 24 mil milhões USD em 2024

Comércio entre Angola e China supera 24 mil milhões USD em 2024

O comércio entre Angola e China em 2024 superou 24 mil milhões USD, um aumento em relação ao ano anterior, quando as trocas comerciais somaram cerca de 23,4 mil milhões USD, informou Luís Cupeñala, Presidente da Câmara de Comércio Angola China (CAC).

Cupeñala, durante a cerimónia do Ano Novo Chinês organizada pela Embaixada da China em Angola, destacou que o desempenho de 2024 é positivo, o que reflecte os 42 anos de cooperação política e diplomática entre os dois Países.

O presidente da CAC acredita que os números apresentados e o aumento do investimento privado em Angola continuarão a crescer à medida que as relações entre os dois Países se intensificam.

O resultado também é atribuído à assinatura de acordos durante a visita do Presidente João Lourenço à China, em Março de 2024, no âmbito da cooperação bilateral.

Neste ano, a Câmara de Comércio Angola-China planeia realizar a segunda edição do Fórum de Negócios Angola-China, em Luanda, como parte das comemorações pelos 50 anos da Independência de Angola. Cupeñala afirmou que o evento terá um foco estratégico, com o objectivo de atingir diferentes sectores da economia angolana.

O diplomata mencionou também que instituições financeiras chinesas, como o China Africa Development Fund e o Fundo de Macau, serão convidadas a participar.

O principal objectivo do fórum será atrair investimentos privados e mostrar o potencial dos recursos minerais de Angola, incentivando o sector privado a dinamizar e transformar os recursos em bens e serviços, criando assim riqueza para o País.

Relacionadas

China domina o sector de energias renováveis em 2024

A China atingiu, em 2024, o próprio recorde de capacidade

Academia de Seguros promove formação para 840 mediadores e expande

A Academia de Seguros, em parceria com a STA Seguros

 BAD disponibiliza mais de 79 milhões USD apoiar startups

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou recentemente o financiamento