A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e o PNUD assinaram recentemente o memorando de entendimento para promover os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Angola por meio da emissão de instrumentos financeiros sustentáveis, segundo a instituição.
O acordo foi firmado no âmbito da Plataforma de Apoio ao Investimento e Assistência Técnica (PISTA), uma acção do Centro de Clima e Energia do PNUD em Roma.
O memorando integra um conjunto de 15 projectos focados na “Ampliação do Financiamento Sustentável para a Transição Energética Justa em Angola”, com um financiamento de até 170 000 USD.
A parceria entre a BODIVA e o PNUD visa fortalecer o ecossistema financeiro angolano, garantindo que o sector privado tenha acesso a ferramentas e conhecimentos necessários para atrair investimentos com foco no desenvolvimento sustentável.
O projecto também busca apoiar a transição energética e posicionar Angola como um centro para a emissão de títulos e instrumentos financeiros sustentáveis na região.
Com o memorando, Angola avança no cumprimento dos ODS e se posiciona no cenário global de investimentos responsáveis com impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. A parceria reforça o compromisso com o futuro do mercado de capitais de Angola, com foco no crescimento inclusivo e no benefício da população.