Mercado & Finanças

BlackRock lança ETF espacial para a Europa e quer estar pronto para a entrada da SpaceXem bolsa

A maior gestora de activos do mundo anunciou esta semana um fundo cotado em bolsa dedicado ao sector espacial, com um mecanismo que permite incluir empresas recém-admitidas à negociação em dez a trinta dias. O lançamento acontece a poucos dias do que se prevê ser o maior IPO da história, o da SpaceX no Nasdaq.

A BlackRock vai disponibilizar aos investidores europeus um ETF (Exchange Traded Fund) focado no sector espacial. O fundo, denominado iSharesSpace Technologies UCITS ETF e identificado pelo código STAR, inclui uma funcionalidade pouco habitual: um mecanismo de entrada rápida para IPO que permite incorporar novas empresas logo após a sua admissão à bolsa, sem aguardar pelo próximo reequilíbrio programado do índice.

A novidade tem um contexto imediato. A SpaceX, o conglomerado de Elon Musk, tem prevista a admissão ao Nasdaq em poucos dias, numa operação que poderá tornar-se a maior oferta pública inicial de sempre. A gestora garante, através da Bloomberg, que o lançamento do STAR não está relacionado com essa decisão, mas sim com a procura crescente pelo tema. Ainda assim, o calendário é dificilmente uma coincidência.

O interesse dos investidores por ETF espaciais disparou nos últimos meses. Segundo a Bloomberg Intelligence, estes produtos captaram 8 mil milhões de dólares desde o início do ano, ultrapassando os ETF de Defesa e colocando-se em segundo lugar entre os 39 temas acompanhados pela BI em termos de entradas líquidas.

O lançamento acontece também dias depois de os criadores do índice S&P 500 se terem recusado a alterar as regras que permitiriam a inclusão rápida de mega-IPO como o da SpaceX — uma decisão que excluiu o conglomerado espacial dos fundos indexados tradicionais e abriu espaço para produtos alternativos como o STAR.

O fundo cobre toda a cadeia de valor do sector, desde foguetões e satélites a tecnologias autónomas. “Com a queda dos custos de lançamento e o aumento da adopção de satélites, a economia espacial está a tornar-se um tema de investimento a longo prazo cada vez mais importante”, afirmou Omar Moufti, estratega de produtos temáticos da BlackRock.

 

Relacionadas

Angola volta a atrair as grandes petrolíferas

A TotalEnergies comprometeu 3 mil milhões de dólares, a Azule

BlackRock lança ETF espacial para a Europa e quer estar

A maior gestora de activos do mundo anunciou esta semana

Gabela exporta 108 toneladas de café para a Europa. Uma

O Cuanza-Sul enviou este ano 108 toneladas de café comercial