Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

BCE reduz taxas de juro directoras em 25 pontos base

BCE sobe as taxas de juro

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu hoje, 12 de Dezembro, as três taxas de juro directoras em 25 pontos base, segundo o comunicado do banco publicado esta quinta-feira. 

Segundo os dados divulgados pela instituição, é a quarta descida desde Junho do corrente ano.

O BCE informou ainda que, as taxas para a facilidade permanente de depósito, facilidade permanente de cedência de liquidez e as operações principais de refinanciamento são agora, respectivamente, 3,00%,  3,40% e 3,15%.

A decisão resulta da análise feita pelo Conselho do BCE sobre as perspectivas de inflação e a eficácia da política monetária.

O BCE mostra-se aberto a mais flexibilizações, com a inflação a caminhar para o objectivo de 2%. A taxa sobre depósitos bancários desceu de 3,25% para 3,0%. Em junho, a taxa era de 4,0%, o valor mais elevado até então.

A Comissão Europeia indicou também possíveis novos cortes, ao não se referir a taxas “suficientemente restritivas”.

“As condições de financiamento têm vindo a melhorar, mas ainda são consideradas apertadas. Isto deve-se ao facto de a política monetária ser restritiva, com as subidas anteriores das taxas a afetarem o crédito existente”, afirmou a entidade.

O banco também reduziu a taxa de juro dos empréstimos a bancos para 3,15% por uma semana e para 3,40% por um dia. Apesar das facilidades terem sido pouco utilizadas, podem ganhar relevância com o término de certos programas.

O BCE anunciou ainda que irá deixar de comprar obrigações como parte do Programa de Compra de Emergência Pandémica a partir deste mês.

Relacionadas

Preço do petróleo cai pela quarta sessão consecutiva 

O preço do barril de petróleo nos mercados internacionais caiu

Inflação no Canadá desacelera para 1,8% em Dezembro

A taxa de inflação homóloga no Canadá foi de 1,8%

BNA mantém taxas de juros e reduz coeficiente de Reservas

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de