Mercado & Finanças

Bancos sistemáticos mantêm percentual em Janeiro conforme directrizes do BNA

Os nove bancos sistemáticos, em Janeiro, classificados pelo Banco Nacional de Angola (BNA), continuarão a manter obrigatoriedade legal de depositar um percentual em reserva obrigatória, conforme as directrizes estabelecidas pelo regulador.

Refere-se dos bancos Angolano de Investimentos (BAI), Fomento Angola (BFA), Standard Bank de Angola (SBA), Banco BIC, Banco de Poupança e Crédito (BPC), Millennium Atlântico (BMA), Económico (BE), Keve e o de Comércio e Indústria (BCI).

Bancos sistémicos são instituições financeiras cujos problemas podem afectar todo o sistema económico. Devido à importância eles são sujeitos a supervisão rigorosa para evitar crises que possam impactar o sistema financeiro.

O Banco Nacional de Angola (BNA), como órgão regulador estabeleceu por lei a manutenção de reserva obrigatória, medida que visa proteger o sistema financeiro, actuando como mecanismo de segurança contra possíveis falhas ou colapsos.

Neste mês de Janeiro, o BAI e o BFA devem manter 2,0% das reservas obrigatórias depositadas no Banco Nacional de Angola (BNA), já o Standard Bank Angola (SBA), Banco BIC, BPC e BMA estão obrigados a reter 1,5%.

Para os bancos Económico, Keve e BCI devem manter 1,0% das Reservas Obrigatórias.

As reservas obrigatórias correspondem a parcela dos depósitos dos bancos comerciais que deve ser mantida no banco central, conforme a taxa estabelecida por este.

Já a taxa de maturidade overnight nas operações do banco central está fixada em 21,84%.

#mediarumo #jornalmercado #angola🇦🇴 #luanda #bna #banca

Relacionadas

Suspeitos de corrupção na Segurança Social moçambicana desviaram cerca de

O Ministério Público de Moçambique anunciou que os detidos por

Governo cria linha de financiamento de 30 milhões de dólares

O Governo lançou uma linha de financiamento de cerca de

Wilson Donge lança livro sobre o IVA e destaca desafios

O especialista em Direito Fiscal Wilson Donge lançou, recentemente, a