Banco Mundial financia 2 723 camponeses no Cuando-Cubango com 2,5 mil milhões kz

O Banco Mundial está a financiar 2 723 produtores agrícolas das províncias do Cuando e Cubango, no âmbito do Projecto de Transformação Agropecuária Familiar (MOSAP-3), com um montante total de 2,5 mil milhões kz.
Os beneficiários estão distribuídos por 130 Escolas de Campo nos municípios de Menongue, Caiundo, Longa e Cuito Cuanavale.
Cada camponês recebeu um telemóvel com saldo de 1,2 milhões kz para utilização exclusiva em iniciativas agrícolas, como aquisição de sementes, fertilizantes e equipamentos junto de fornecedores autorizados.
Segundo Francisco Gomes, coordenador nacional do MOSAP-3, o financiamento é feito através do aplicativo UNITEL-Money, com o objectivo de garantir rapidez e segurança nas transações.
Os recursos também poderão ser usados para a compra de animais como galinhas, caprinos, suínos e bovinos.
A província do Cuando-Cubango controla, actualmente, 130 Escolas de Campo.
A segunda fase do projecto, prevista para a próxima campanha agrícola, prevê a criação de mais 80 unidades.
Durante o lançamento da iniciativa, o governador do Cubango, José Martins, afirmou que o apoio aos pequenos agricultores integra o plano estratégico do Governo para o desenvolvimento da agricultura familiar.
O responsável defendeu que a expansão da produção local poderá reduzir as importações e melhorar a segurança alimentar.
Martins apelou ao uso adequado dos recursos e incentivou os agricultores a expandirem os cultivos e a investirem na criação de animais, com vista ao fortalecimento do sector agrícola e pecuário na região.