Search
Close this search box.

Banco de Comércio e Desenvolvimento investe 500 milhões USD em Angola

 Banco de Comércio e Desenvolvimento investe 500 milhões USD em Angola

À esquerda, Presidente do Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral, Admassu Tadass; à direita, o Presidente da República de Angola, João Lourenço

O Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral anunciou recentemente, em Luanda, o investimento inicial de 500 milhões USD em Angola, segundo o presidente da instituição, Admassu Tadass.

À saída da audiência com o Presidente da República, Admassu Tadass afirmou que o objectivo é expandir o montante para valores bilionários.

O banco, disse o presidente da instituição, também pretende atrair outros parceiros e formar clubes e sindicatos de investidores para alavancar recursos para Angola.

Segundo ainda Admassu Tadass, o trabalho ocorre em parceria com o Fundo Soberano de Angola e avançará para o Ministério das Finanças e bancos nacionais, com o objectivo de atrair mais instituições financeiras para apoiar o desenvolvimento do País.

O investimento será direcionado para sectores estratégicos como Agricultura, Energia, Transporte, Saúde e Comércio, para reforçar a contribuição do banco para o desenvolvimento sustentável e a integração económica regional, disse.

Fundado em 1985, o Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral é uma instituição financeira de desenvolvimento regional com base de activos de 10 mil milhões USD e um mandato voltado para financiar o comércio e promover a integração económica regional.

A instituição oferece soluções financeiras bilaterais e sindicadas, incluindo financiamento de curto e longo prazo, garantias, financiamento de exportação e consultoria.

O banco também acumula reconhecimentos internacionais, como o prémio da Global Finance de “Melhor Banco para Financiamento Comercial em Mercados Emergentes” e o título de “Banco Sustentável do Ano” pelo African Banker Awards.