A balança de pagamentos apresentou o superavit de 271,7 milhões USD no terceiro trimestre, contra os 44,7 milhões USD registados no trimestre anterior, segundo o relatório diário do Banco Millennium Atlântico (ATLANTICO), que teve como base o BNA.
A balança de pagamentos registou a redução de cerca de 412,6 mil milhões USD face ao mesmo período do ano passado, calculou o Mercado com base na informação do ATLANTICO.
Segundo os dados disponibilizados pelo BNA, a Conta Corrente fixou-se em 621,51 milhões USD, alcançando 2 116,9 milhões USD, o que impulsionou o superavit.
Por outro lado, o défice na Conta de Capital e Financeira aumentou de 1 303,5 milhões USD para 1.382,7 milhões USD, enquanto o défice da conta de Erros e Omissões passou de 147,2 milhões USD no trimestre anterior para 462,5 milhões USD no período em análise.
O superavit é o resultado positivo da balança de contas, onde as receitas superam as despesas. No contexto da balança de pagamentos, por exemplo, o superávit significa que o País recebeu mais dinheiro do que gastou com transacções internacionais (como exportações, investimentos estrangeiros ou transferências). O excesso pode ser utilizado para fortalecer as reservas internacionais ou reduzir a dívida externa.