A Azule Energy e seus associados iniciaram, no município do Soyo, província do Zaire, a perfuração de um túnel destinado ao transporte de Gás Não Associado dos campos do Quiluma e Maboqueiro.
Com 1,5 quilómetro de extensão e 1,8 metros de diâmetro, o túnel parte da Praia Sereia em direcção ao mar e protegerá tubos de betão armado específicos.
A ligação abrange uma extensão de 46 quilómetros entre os campos de águas rasas.
A perfuração integra a etapa actual do Projecto Quiluma e Maboqueiro, lançado em Julho de 2022.
Segundo o director da Azule Energy, Alberto Lancia, a produção de gás, com início previsto para 2027, deverá atingir 400 milhões de pés cúbicos por ano.
O projecto está orçado em 24 mil milhões USD e a conclusão está prevista para 2026.
O Projecto Quiluma e Maboqueiro prevê a criação de mais de três mil postos de trabalho.
As empresas Bessac e Sapura Energy participam nas operações de ligação entre o mar e a terra.
De acordo com o director do projecto, Ciryl Penot, a construção do túnel utiliza a técnica de micro-túnel (Pipe Jacking), com equipamentos preparados para operar em condições adversas.
O administrador adjunto do município do Soyo, Adelino Kai, destacou que o projecto poderá impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da região e ampliar as oportunidades de emprego.
O Projecto Novo Consórcio de Gás (NCG) é constituído pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Azule Energy, Cabinda Gulf Oil Company (CABGOC), Sonangol e TotalEnergies.