O Antwerp World Diamond Center (AWDC) firmou recentemente um Memorando de Entendimento com a ENDIAMA-E.P e a SODIAM que visa promover os diamantes naturais de Angola nos principais mercados internacionais, segundo o comunicado de imprensa a que o Mercado teve acesso.
A cerimónia de assinatura ocorreu em Antuérpia, na Bélgica, durante o evento FACETS 2024.
A administradora executiva da ENDIAMA, Ana Feijó, assinou o memorando em nome do presidente da companhia, Ganga Júnior. O PCA da SODIAM, Eugénio Rosa, e o CEO do AWDC, Isidore Mörsel, também participaram da assinatura.
O acordo, além de promover os diamantes naturais de Angola nos mercados internacionais, estabelece a parceria estratégica para fortalecer as relações comerciais entre as partes, promover a transparência no sector e impulsionar o rastreio e certificação de diamantes naturais.
A parceria também busca compartilhar experiências técnicas e desenvolver soluções inovadoras para o rastreamento de diamantes em bruto.
Para a ENDIAMA, o memorando, assinado na quarta-feira (27), reflecte o compromisso de enfrentar os desafios da indústria diamantífera, promovendo práticas éticas e sustentáveis e reforça o objectivo de consolidar a posição de Angola como um dos principais produtores de diamantes do mundo, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais e estreitando os laços comerciais com a Bélgica.