Search
Close this search box.

Empresas

Antigo mosteiro de Vila do Conde eleito Empreendimento do Ano no Prémio Nacional do Imobiliário

O The Lince Santa Clara Historic Hotel representou um investimento de 19 milhões de euros por parte da promotora Slicedays Hotelaria, tendo sido também distinguido na categoria de Turismo, numa cerimónia que premiou um total de 13 projectos em áreas como a habitação, escritórios, reabilitação ou sustentabilidade.

O antigo mosteiro de Vila do Conde agora transformado no The Lince Santa Clara Historic Hotel, foi o grande vencedor da edição de 2025 do Prémio Nacional do Imobiliário, sendo eleito como Empreendimento do Ano, no evento organizado pela revista ‘Magazine Imobiliário’ que decorreu na noite de quinta-feira, 27 de Março, no Hotel Vila Galé Sintra.

O projecto representou o investimento de 19 milhões de euros por parte da promotora Slicedays Hotelaria, tendo as obras de requalificação sido realizadas através do programa Revive, que se destina à recuperação e valorização do património nacional.

O The Lince Santa Clara Historic Hotel, teve a arquitectura de Carvalho Araújo e a construção da Pentapiso, foi também distinguido na categoria de Turismo, numa cerimónia que premiou 13 projectos do sector imobiliário.

Na categoria de Comércio, o vencedor foi o renovado Quarteirão do Rossio, onde outrora funcionou a pastelaria Suíça, promovido pela JCKL Portugal que comprou aquele quarteirão em 2018, tendo dispendido nas obras de reabilitação a verba entre os 17 e 18 milhões de euros, estando a arquitectura a cargo da Contacto Atlântico e a construção da Alves Ribeiro e HCI.

O prémio na categoria Escritórios foi atribuído ao Oriente Green Campus, promovido pela Multiusos Oriente – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, com projecto da Saraiva + Associados e Kohn Pedersen Fox e a construção da Mota-Engil, num investimento total de 140 milhões de euros.

Na Habitação destacou-se a promotora Avenue que arrecadou o prémio nesta categoria com o empreendimento Villa Infante, num investimento de 60 milhões de euros, com a arquitectura de Frederico Valsassina Arquitectos e construção da San José.

Contudo, a empresa liderada por Aniceto Viegas, venceu também na sub-categoria Habitação Norte com o edifício Bonjardim, que representou o investimento de 65 milhões de euros, com arquitectura do atelier Promontório e construção da Mota-Engil.

E como não há duas sem três, a promotora imobiliária Avenue foi também distinguida com o prémio Excelência em Eficiência & Sustentabilidade com o projecto Sandwoods, com arquitectura do atelier Bernardes Arquitectura e construção da HCI, num investimento de 70 milhões de euros.

Na categoria Habitação Centro, venceu o edifício Turquesa Dafundo, promovido pela VIZTA, com arquitectura do atelier Promontório e construção da UDRA, num investimento de 26 milhões de euros.

Já o prémio Habitação Sul foi atribuído ao Horizon Ocean Gardens, promovido pela Cetim / Krest, com projecto da Saraiva + Associados e construção da Omatapalo, composto por 129 apartamentos e preços que começam nos 470 mil euros.

Na Habitação Regiões Autónomas o vencedor foi o Savoy Residence | Monumentalis, promovido pela AFA Real Estate, com arquitectura do gabinete RH + Arquitectos e construção da AFAVIAS, num investimento superior a 100 milhões de euros.

Na categoria Empreendimentos Coletivos o vencedor foi o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, com projecto do arquitecto japonês Kengo Kuma e construção da HCI, que representou um investimento de 58 milhões de euros.

O prémio Projecto de Interiores foi atribuído ao Torel Quinta da Vacaria, da Quinta da Vacaria 1616, com projecto de Luís Miguel Oliveira e construção da Costa & Carreira, num investimento que rondou os dez milhões de euros.

Na Reabilitação, foi distinguido o Museu Aristides de Sousa Mendes, promovido pela Fundação Aristides de Sousa Mendes, com arquitectura do atelier Rosmaninho + Azevedo e construção da EDIBEST, cujo investimento global foi de 3,5 milhões de euros.

Relacionadas

OpenAI capta 40 mil milhões USD e é avaliada em

A OpenAI encerrou a nova ronda de financiamento e arrecadou

BNA lança consulta pública da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira

O Banco Nacional de Angola (BNA) iniciou na segunda-feira, 31

Transferência de voos internacionais para o AIAAN será concluída em

O Ministério dos Transportes de Angola informou que a transferência