Mercado & Finanças

Angola registou em 2025 aumento progressivo da produção agrícola 

O ministro da Agricultura e Floresta, Isaac Maria dos Anjos, destacou recentemente, em Luanda, que a “tendência de aumento progressivo da produção” em 2025, com um crescimento global de 8,6% comparativamente ao ano anterior.

Isaac Maria dos Anjos, que interveio na abertura do conselho consultivo do Ministério da Agricultura e Florestas de Angola, disse que, num universo de cerca de 3,5 milhões de agregados familiares que praticam a actividade agrícola, foi prestada assistência a 1,1 milhão, o que representa somente 39,1% dos agregados agrícolas existentes.

“Ainda assim, os dados de produção do ano agrícola 2024/2025, indicaram uma tendência de aumento progressivo da produção, com um crescimento global de 8,6 %, em relação ao ano interior”, sublinhou o ministro, que acrescentou que para mitigar os recorrentes episódios de seca e estiagem, que periodicamente assolam o país, agravados pelas alterações climáticas, “torna-se imperativo garantir a disponibilidade de água destinada à irrigação”.

“Reiteramos assim, o nosso compromisso em dar continuidade aos projetos em curso, bem como, em implementar novas iniciativas de reabilitação e construção de perímetros irrigados”, disse ainda Isaac Maria dos Anjos.

Com 35 milhões de hectares de terras aráveis, Angola explora seis milhões de hectares, representando cerca de 17%, com apenas 2% de área irrigada.

O governo promete ainda que, complementarmente vão ser envidados esforços “na adopção das melhores soluções para assegurar uma gestão eficiente e sustentável de todas estas infra-estruturas”.

Relacionadas

Banco Sol reforça presença internacional com nova relação de correspondência

O Banco Sol continua a reforçar a sua estratégia de

Angola presta homenagem a Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das

O falecimento de Manuel Domingos Augusto, esta sexta-feira em Luanda,

Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das Relações Exteriores de Angola,

O antigo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos