O director da Direcção América do Ministério das Relações Exteriores, Felisberto dos Prazeres Martins, apresentou, em Luanda, a proposta de fortalecimento da cooperação entre os Países do Golfo da Guiné, aquando do seminário sobre o Código de Conduta de Yaoundé nas zonas marítimas A e D
Felisberto dos Prazeres Martins frisou a importância de harmonizar políticas e promover o intercâmbio de informações entre os Estados-membros e parceiros.
As zonas marítimas A e D do Golfo da Guiné, explicou o diplomata, são a fonte vital de recursos e, ao mesmo tempo, via estratégica para o comércio e a comunicação global.
Felisberto, que proferiu durante o seminário destacou, ainda, a importância do Código de Conduta de Yaoundé como instrumento fundamental para promover a cooperação regional e internacional.
A instituição facilita e financia o intercâmbio de boas práticas visando fortalecer as estruturas de coordenação marítima e a segurança na região.
Segundo Felisberto, Angola, desde 2013, tem trabalhado activamente com parceiros africanos para institucionalizar a arquitectura de segurança no Golfo da Guiné.
“A implementação do Código de Conduta exige esforços conjuntos e contínuos. As adaptações a novas ameaças, e, acima de tudo, o compromisso de todos nós, são fundamentais”, afirmou o diplomata.