Angola e França fortaleceram a cooperação bilateral com a assinatura de seis novos acordos nesta quarta-feira (15), em Paris.
Os acordos abrangem áreas como segurança, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. O primeiro acordo, o Acordo Geral de Cooperação, estabelece a colaboração mais estreita entre os dois Países, actualizando o pacto anterior e tratando de áreas como cultura, desenvolvimento económico, segurança e defesa.
No campo da segurança, foi assinado o Acordo de Cooperação para combater a imigração irregular, terrorismo, criminalidade transnacional e outros crimes, como o tráfico de drogas e substâncias psicotrópicas. O objectivo é estreitar a colaboração entre os Governos no enfrentamento de ameaças comuns.
Outro acordo foi o Memorando de Entendimento relativo ao projecto Palanca Yetu, voltado à preservação da biodiversidade, com foco no Parque Nacional de Cangandala e na Reserva Natural Integral do Luando, fundamentais para a proteção da Palanca Negra Gigante, símbolo da fauna angolana.
O Memorando de Entendimento entre os Ministérios das Relações Exteriores de Angola e da França estabelece um mecanismo para facilitar consultas políticas sobre questões bilaterais e internacionais de interesse mútuo, promovendo o intercâmbio de informações e a coordenação de posições.
Foi assinado ainda, o acordo sobre o Projecto PROREGA, uma iniciativa voltada ao desenvolvimento da agricultura de regadio em Angola que visa garantir a segurança alimentar. O projecto destaca a colaboração entre os sectores privado e civil de ambos os Países.
Por fim, o Memorando de Entendimento entre os Ministérios da Juventude e Desportos de Angola e da França trata da cooperação no campo esportivo, promovendo o esporte como ferramenta de desenvolvimento e a igualdade de género, de acordo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os acordos marcam o fortalecimento das relações entre Angola e França, abrangendo diversas áreas de interesse mútuo e promovendo um futuro colaborativo para ambos os países.