O Executivo angolano e a equipa técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciaram, nesta sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024, o ciclo de consultas em Luanda para avaliar o progresso das reformas estruturais em Angola, com foco nas áreas de Finanças Públicas, Economia e Governação.
O encontro, realizado anualmente em conformidade com o Artigo IV do Estatuto do FMI, tem como objectivo principal analisar a saúde macroeconómica e financeira do País, além de apresentar recomendações de políticas para assegurar estabilidade e crescimento sustentável.
A delegação angolana inclui a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, o Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, o Governador do Banco Nacional de Angola, Tiago Dias, e os Secretários de Estado Juciene de Sousa (Orçamento), Ottoniel dos Santos (Finanças e Tesouro), Ivan dos Santos (Investimento Público) e Luís Epalanga (Planeamento), além de altos responsáveis ministeriais e do BNA.
A missão do FMI, no País desde Novembro, tem mantido reuniões regulares com equipas do Executivo para discutir o estado das reformas e as perspectivas económicas.