Search
Close this search box.

Inovação & Negócios

Angola discute Cimeira Estados Unidos-África 2025

As autoridades angolanas discutem hoje, em Luanda, os preparativos para a Cimeira Estados Unidos-África 2025, marcada para 22 a 24 de Junho.

O evento reunirá 1 500 delegados, incluindo presidentes africanos, líderes governamentais, ministros, altos funcionários dos Estados Unidos e empresários.

A Agência para a Promoção do Investimento e Exportações de Angola (APIEX) organiza o encontro.

A abertura será às 16 horas, com um discurso de José de Lima Massano, ministro de Estado para a Coordenação Económica.

Durante três horas, participantes debaterão oportunidades de negócios e comércio.

Em Maio de 2024, a edição anterior ocorreu em Dallas, nos Estados Unidos, com a participação do Presidente João Lourenço, que representou África na qualidade de Primeiro Vice-Presidente da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.

Os temas incluirão negócios, comércio e relações comerciais.

Desde 2005, África atrai mais investimento directo estrangeiro (IDE) do que ajuda ao desenvolvimento.

Em 2008, Nigéria, Angola e África do Sul lideraram as relações comerciais com os Estados Unidos, focadas em combustíveis, minerais, pedras preciosas, veículos, metal e ferro.

Em 2008, os Estados Unidos investiram 36,6 mil milhões USD em África, representando 1% dos 3,162 biliões USD investidos globalmente.

Em Angola, o comércio com os Estados Unidos caiu de 20,9 mil milhões USD, em 2008, para 2,3 mil milhões USD, segundo a Câmara de Comércio Americana em Angola (AmCham).

Em 2023, o embaixador dos Estados Unidos em Angola, Tulinabo Mushingi, informou que 14 empresas americanas manifestaram interesse em investir no país.

Em entrevista ao The New York Times, o Presidente João Lourenço afirmou que o investimento dos Estados Unidos está concentrado em petróleo e gás e pediu diversificação para outros sectores da economia.

A Cimeira Estados Unidos-África 2025 busca atrair investidores e fortalecer as parcerias económicas entre África e Estados Unidos.

Relacionadas

NOSSA Seguros promove literacia financeira para estudantes universitários

A NOSSA Seguros iniciou, no dia 27 de Março, na

Reservas internacionais de Moçambique atingem 3,6 biliões USD em Janeiro 

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) de Moçambique somaram 227,5 mil

China obtém activos externos líquidos de 3,3 triliões USD em

A China encerrou 2024 com activos financeiros externos de 10,22