Mercado & Finanças

Angola contrai empréstimo de 340 milhões de euros junto do BBVA para liquidar dívida comercial externa

O Estado angolano vai celebrar um acordo de financiamento com o banco espanhol BBVA (Banco Bilbao Vizcaya Argentaria) no valor de 340 milhões de euros, destinado ao pagamento antecipado de credores no âmbito da dívida comercial externa do Governo. A operação foi autorizada pelo Despacho Presidencial n.º 234/26, de 17 de Junho.

O financiamento contará com a cobertura do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), braço financeiro do Banco Mundial, e da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), o que confere à operação garantias institucionais de primeiro plano e reduz o risco para as partes envolvidas.

O Presidente da República delegou na ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, a competência para a negociação e assinatura do acordo e de toda a documentação associada, em representação da República de Angola.

A operação insere-se na estratégia de gestão activa da dívida externa angolana, que tem procurado reorganizar e reduzir os passivos comerciais do Estado junto de credores internacionais.

 

Relacionadas

Kemi Badenoch: a reforma económica tem de ser “maior que

Kemi Badenoch promete uma “revolução económica” na City de Londres,

Peter Thiel e Karp querem salvar o Ocidente. Com dados,

Não é apenas mais uma empresa de tecnologia com contratos

Negociações EUA-Irão na Suíça canceladas após novos ataques israelitas no

As conversações de paz entre os Estados Unidos e o