O Governo angolano captou cerca de 93 mil milhões kz em Dezembro de 2024, dos 6,05 biliões kz movimentados pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
A informação foi apresentada pelo presidente da Comissão Executiva da Comissão de Mercado de Capitais (CMC), Elmer Serrão, durante a conferência pelos 20 anos da instituição.
A captação ocorreu por meio da venda de acções, enquanto as emissões de obrigações corporativas realizadas na BODIVA permitiram às empresas captar 90,7 mil milhões kz.
Elmer Serrão informou que, no período, o Valor Líquido Global da indústria de Organismos de Investimentos Colectivos atingiu 1,11 bilião kz, equivalente a 1,36% do Produto Interno Bruto (PIB).
O volume de negociação em bolsa representou 7,46% do PIB.
Desde a criação da BODIVA em 2014, o mercado de capitais angolano apresenta crescimento, com marcos como a aprovação do Código de Valores Mobiliários em 2015, que modernizou o sistema jurídico-financeiro do país.
O secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, afirmou que o mercado precisa oferecer profundidade, acessibilidade e segurança, com um ecossistema onde o capital encontre destino produtivo e o pequeno investidor tenha confiança.
Destacou ainda a importância de garantir que os próximos 20 anos sejam mais produtivos para o sector financeiro angolano.