Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Angola arrecada 6,5 milhões USD em leilão de diamantes brutos

Angola arrecada 6,5 milhões USD em leilão de diamantes brutos

Angola obteve 6,5 milhões USD (5,8 milhões de euros) com a venda de 226 quilates de diamantes brutos, em leilão realizado pela Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam).

O leilão, realizado na quarta-feira, contou com a participação de 18 empresas de diversas praças diamantíferas internacionais e envolveu nove pedras especiais das Sociedades Mineiras do Lulo, Kaixepa e Sangamina.

As sessões de avaliação ocorreram entre segunda e quarta-feira nas instalações da Sodiam, em Luanda, com as licitações realizadas por via electrónica.

José Silva, administrador executivo da Sodiam, destacou que o leilão ocorreu em um ano desafiador para a indústria diamantífera global, com preços em queda devido à baixa procura e altos níveis de stock.

As sociedades mineiras angolanas têm optado por leilões para obter melhores ofertas e enfrentar a pressão financeira. Silva também apontou que se espera uma leve recuperação na procura a partir de 2025, impulsionada pela recuperação económica nos Estados Unidos.

Em Outubro, José Ganga Júnior, presidente da Endiama, informou que o sector diamantífero angolano enfrenta dificuldades para comercializar os diamantes, com mais de três milhões de quilates ainda a aguardar “melhores dias”.

Relacionadas

Trump nomeia novos conselheiros para Ciência e Tecnologia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou, hoje, Michael

Projecto de Concessões arrecada 380 milhões USD

O Projecto de Concessões, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes nos

Netflix atinge lucro de 1,87 mil milhões USD no quarto

A Netflix atingiu lucro de 1,87 mil milhões USD no