A Airbus realizou, no dia 23 de Julho, a cerimónia de abertura do novo Centro de Apoio ao Cliente para África, localizado em Joanesburgo, África do Sul.
O evento reuniu clientes, parceiros e representantes da indústria da aviação, com o objectivo de promover o diálogo sobre as necessidades operacionais no continente africano e reforçar a colaboração entre os diversos intervenientes do sector.
Estiveram presentes vários executivos da Airbus, incluindo Gabriel Semelas, presidente da empresa para África e Médio Oriente; Stephane Gosselin, vice-presidente sénior e responsável pelo suporte global ao cliente; Hadi Akoum, vice-presidente e chefe de vendas para África e o Levante; e Laurent Negre, vice-presidente e responsável pelos serviços ao cliente para África e Médio Oriente.
Durante a cerimónia, Miguel Carneiro, administrador comercial da TAAG, proferiu um dos discursos de abertura.
Na sua intervenção, destacou que o continente africano representa atualmente 2% da procura global por transporte aéreo, mas sublinhou que este número não reflecte a totalidade do contexto.
Segundo o responsável, África conta com uma população de 1,55 mil milhões de pessoas e uma extensão territorial que aponta para uma procura em crescimento. Em 2024, o volume de tráfego aéreo na região registou um aumento de 13,2%.
Miguel Carneiro afirmou ainda que a inauguração do novo centro representa um passo para o fortalecimento da infra-estrutura de suporte técnico e para o desenvolvimento de capacidades no sector da aviação em África, com impacto directo na operação das companhias aéreas e nos serviços prestados aos passageiros.