Search
Close this search box.

Inovação & Negócios

Acções de empresas chinesas impulsionadas por acordo EUA-China

As regras, introduzidas em 2020, aprofundaram as tensões entre Washington e Pequim, que não permite que reguladores estrangeiros inspeccionem auditorias das empresas chinesas.

As acções das empresas chinesas listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque registaram fortes ganhos, face a informações de que Pequim e Washington estão próximos de um acordo sobre as regras de acesso a auditoria.

Na quinta-feira, o índice Nasdaq Golden Dragon, que inclui as empresas chinesas listadas nos EUA, fechou com uma subida de mais de 6%. As acções da gigante tecnológica Alibaba subiram 8%. O portal de comércio electrónico JD.com e o motor de busca Baidu subiram 11% e 8%, respectivamente.

Estas empresas estão sob ameaça de serem excluídas do mercado norte-americano de capitais por não fornecerem acesso aos arquivos de auditoria.

As regras, introduzidas em 2020, aprofundaram as tensões entre Washington e Pequim, que não permite que reguladores estrangeiros inspeccionem auditorias das empresas chinesas.

No entanto, a imprensa internacional avançou na quinta-feira com a possibilidade de Estados Unidos e China alcançarem um acordo.

Em Abril, a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, na sigla em inglês), que regula os mercados financeiros do país, disse que vai mudar as leis de confidencialidade, que impedem as empresas chinesas listadas no exterior de fornecer informações financeiras confidenciais a reguladores estrangeiros.

O país asiático proibia reguladores estrangeiros de inspeccionar a contabilidade das empresas locais, citando preocupações com a segurança nacional. A CSRC disse que as regras existentes, que foram actualizadas pela última vez em 2009, estão desactualizadas.

Relacionadas

Antigo mosteiro de Vila do Conde eleito Empreendimento do Ano

O The Lince Santa Clara Historic Hotel representou um investimento

Angola exporta 10,2 milhões de quilates de diamantes em 2024

O Governo exportou 10,2 milhões de quilates de diamantes em

FADA financia cooperativas agrícolas de Malanje com 70 milhões kz

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) vai financiar