Mercado & Finanças

Angola reforça com a Índia parcerias em Saúde, Defesa e TIC 

O Presidente João Lourenço recebeu, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, a Presidente da Índia, Droupadi Murmu, que efectua uma visita de cinco dias a Angola.

Na sequência desta visita, que conta com uma agenda intensa, os dois países assinaram cinco acordos de cooperação em vários domínios.

O presidente João Lourenço, que discursou no âmbito da visita da sua homóloga, assinalou o envolvimento notável de investidores indianos que, pelo seu pragmatismo, dinamismo e capacidade de produzir resultados “levam-nos a encorajar outros mais no sentido de explorarem o mercado nacional”.

Em termos concretos, o Presidente destacou a cooperação nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e na indústria aeroespacial, referindo que Angola dispõe atualmente de um satélite de telecomunicações e encomendou um segundo, de observação.

“Gostaríamos que, também neste domínio, andássemos lado a lado com a Índia, que tem ciência muito avançada neste setor”, disse João Lourenço.

O sector da defesa foi outro ponto abordado. O Chefe de Estado salientou que a Índia “deu saltos significativos no desenvolvimento de sistemas avançados, drones e outros equipamentos”, sublinhando o interesse de Angola em trabalhar com a Índia no sector de defesa e segurança, “não apenas para importar”, mas também para instalação de fábricas em território angolano, “de modo a haver transferência de conhecimento e Angola poder tornar-se produtora de armamento de última geração”.

A Presidente indiana felicitou Angola pelos 50 anos de independência e pela liderança na União Africana, recordando que, durante a visita de João Lourenço à Índia, foram revistos vários aspectos da cooperação bilateral e assinados memorandos, incluindo uma linha de crédito de 200 milhões de dólares para apoiar os sectores da defesa e acordos para o desenvolvimento da medicina ayurveda e agricultura.

Durante o encontro deste domingo, 9 de Novembro, delegações ministeriais de Angola e a Índia assinaram vários instrumentos jurídicos nos domínios das pescas, aquicultura e recursos marinhos, serviços aéreos, fauna e biocombustíveis.

Relacionadas

OPEP+ aumenta produção em 188.000 barris por dia em Julho.

A OPEP+ decidiu este fim de semana aumentar a produção

Banco Sol reforça presença internacional com nova relação de correspondência

O Banco Sol continua a reforçar a sua estratégia de

Angola presta homenagem a Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das

O falecimento de Manuel Domingos Augusto, esta sexta-feira em Luanda,