A Alemanha e Angola vão cooperar na criação de um polo de desenvolvimento agro-industrial destinado à produção de bens agrícolas para exportação, com enfoque em oleaginosas, leguminosas, cereais e produtos para a indústria de cosméticos.
O memorando de entendimento entre o Governo angolano e as empresas alemãs Gauff Engineering e CHB Investment Holding foi assinado, em Luanda, no Palácio Presidencial, à margem da visita oficial do Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que teve início na quarta-feira e termina nesta sexta-feira, dia 7 de Novembro.
Em declarações aos jornalistas, o Ministro da Agricultura e das Florestas, Isaac dos Anjos, explicou que o projecto será desenvolvido em duas fases.
A primeira contempla a definição das localizações, a avaliação das infra-estruturas necessárias e a identificação das fontes de financiamento. Na segunda fase, será iniciado o processo de construção e de “procurement”, envolvendo a selecção de produtores e a formalização de acordos de produção em larga escala orientados para a exportação.
“O principal é mantermos o princípio de 60% da produção destinada à exportação e 40% ao mercado interno, porque é preciso pagarmos os créditos e os financiamentos que vamos obter. Esses financiamentos serão liquidados através da geração de renda directa e das exportações”, destacou o ministro.
Segundo Isaac dos Anjos, o polo será desenvolvido numa área líquida de até 20 mil hectares, inserida numa área bruta entre 60 e 80 mil hectares, que incluirá zonas de preservação florestal e linhas de água, garantindo o equilíbrio entre exploração agrícola e conservação ambiental.
Entre as principais culturas previstas, o governante apontou leguminosas, soja, milho, trigo e feijão, além de oleaginosas e plantas destinadas à produção de cosméticos. “O mais importante é produzir bens com valor competitivo para o mercado internacional”, disse, e acrescentou: “Estamos disponíveis para negociar com os investidores”.