O Ministério do Turismo e a empresa pública egípcia Arab Contractors (Osman Ahmed Osman & Co.) assinaram recentemente, três memorandos de entendimento com o objectivo de dinamizar o investimento privado e desenvolver infra-estruturas nas Áreas de Interesse e Potencial Turístico (AIPT’s) das províncias do Namibe e Cuanza-Sul.
A cerimónia, realizada em Luanda, resulta de um processo iniciado em Abril deste ano, durante a visita de Estado do Presidente João Lourenço ao Egipto, ocasião em que Angola manifestou o interesse em reforçar a cooperação com o país árabe no setor do turismo.
Após a visita presidencial, técnicos da Arab Contractors deslocaram-se a Angola para identificar zonas com elevado potencial turístico, em articulação com o Ministério do Turismo e as autoridades locais.
O trabalho conjunto culminou na selecção de áreas prioritárias para intervenção, nomeadamente as Baías das Pipas e dos Três Irmãos, no Namibe, e as Praias do Sousa e das Catanas, na Comuna do Quicombo, Cuanza-Sul.
Os memorandos preveem cooperação técnica e financeira para o desenvolvimento de infra-estruturas públicas de base, incluindo estradas, energia, água, saneamento e telecomunicações, essenciais para atrair investimento privado ao setor.
De acordo com o ministro do Turismo, Márcio Daniel, a assinatura dos acordos representa “um passo concreto rumo à consolidação do modelo de desenvolvimento turístico nacional”, baseado na parceria entre o Estado e operadores privados.
“Este momento é resultado direto do esforço de diplomacia económica do Presidente João Lourenço, que tem apoiado de forma inequívoca as iniciativas que promovem o turismo em Angola”, destacou o governante.
Por sua vez, o diretor regional para África da Arab Contractors, Hassan Hassoun, afirmou que Angola possui todas as condições para se tornar “um destino turístico de excelência em África”.
“Estamos comprometidos em usar a nossa experiência e rede internacional para atrair mais investidores e apoiar o crescimento deste país irmão”, sublinhou.
A iniciativa insere-se na estratégia do Governo de transformar o potencial natural e cultural do país em produtos turísticos sustentáveis, capazes de gerar emprego, atrair investimento estrangeiro e melhorar as condições de vida das comunidades locais.
O anúncio surge num momento em que Angola foi distinguida como o ‘Melhor Destino para Investimento no Turismo 2025’, reconhecimento que reforça a aposta do Executivo na criação de um sector turístico competitivo, inclusivo e sustentável.