Mercado & Finanças

Petróleo mantém estabilidade em meio a incertezas comerciais e procura nos EUA

Os preços do petróleo estão a negociar no vermelho na sessão de hoje, com os investidores preocupados com a vitalidade da economia chinesa

Os preços do petróleo mantêm-se estáveis esta quinta-feira, enquanto os mercados avaliam o impacto económico das novas tarifas comerciais dos EUA e sinais positivos da procura por combustíveis.

O Brent sobe 0,14% para 70,29 dólares por barril e o WTI avança 0,06% para 68,42 dólares.

A política comercial da Casa Branca continua a alimentar incertezas. Donald Trump anunciou tarifas de 50% sobre importações do Brasil, além de medidas que abrangem cobre, semicondutores e produtos farmacêuticos.

Filipinas, Iraque, Japão e Coreia do Sul também estão entre os países visados.

A escalada protecionista levanta receios sobre o crescimento económico global e a consequente procura por petróleo.

No entanto, a desvalorização do dólar na sessão asiática ajuda a sustentar os preços, ao tornar o crude mais acessível a investidores estrangeiros.

Nos EUA, o consumo de gasolina subiu 6% na última semana, para 9,2 milhões de barris por dia, enquanto as reservas de gasolina e destilados caíram.

A JP Morgan estima um crescimento global da procura em cerca de 970 mil barris por dia este ano.

Do lado da oferta, a OPEP+ confirmou um aumento de produção de 548 mil barris por dia para Agosto, com novo acréscimo previsto para Setembro.

Ainda assim, há dúvidas sobre a capacidade real de entrega. “Alguns países já estão acima das quotas, enquanto outros enfrentam limitações técnicas”, destacou Tony Sycamore, analista da IG.

Relacionadas

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,

SME inicia emissão de passaporte electrónico no MIREMPET

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro

Shell manifesta interesse em reforçar parceria com Angola

O Diretor-Geral da Shell, Alioune Sourang, foi recebido em 4