Empresas

Coca-Cola anuncia investimento de 1,5 mil milhões USD em África nos próximos cinco anos

A multinacional Coca-Cola vai disponibilizar 1,5 mil milhões USD para financiar projectos em África durante os próximos cinco anos.

O anúncio foi feito no fim de semana, em Luanda, pela presidente da Coca-Cola para o continente africano, Luísa Ortega, durante a 17.ª Cimeira de Negócios EUA-África.

“Acreditamos no potencial de desenvolvimento de África e queremos manter uma presença resiliente junto das comunidades, apoiando iniciativas ligadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo”, afirmou a responsável.

Segundo Luísa Ortega, que também lidera operações na Zona Central da América Latina, a empresa está actualmente a investir 26 milhões USD em projectos de acesso à água potável em 20 países africanos.

A dirigente sublinhou que a rede de fornecedores da Coca-Cola no continente movimenta mais de 2 mil milhões USD, o que representa cerca de 28% de todas as compras do sistema da marca em África.

A empresa começou a operar no continente em 1928 e mantém um modelo baseado em parcerias locais com pequenos produtores e empreendedores.

Este ecossistema contribuiu, só em 2024, para a criação de mais de 1 milhão de empregos indirectos e garante actualmente cerca de 27 mil postos de trabalho directos em 30 empresas.

“Temos uma cadeia de valor integrada que reforça o crescimento económico local e o desenvolvimento das comunidades”, destacou Luísa Ortega.

Relacionadas

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,

SME inicia emissão de passaporte electrónico no MIREMPET

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro

Shell manifesta interesse em reforçar parceria com Angola

O Diretor-Geral da Shell, Alioune Sourang, foi recebido em 4