O ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, afirmou recentemente, em Luanda, que Angola pretende atrair investimento estrangeiro para reforçar a conectividade energética com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, no âmbito da 17.ª Cimeira de Negócios EUA-África.
Falando à margem do evento, o governante sublinhou a importância de iniciativas regionais para enfrentar o défice de acesso à electricidade, que afecta cerca de 40% das populações na África Subsaariana, Austral e Central.
“O continente tem um enorme desafio: garantir que pelo menos 300 milhões de africanos tenham acesso à electricidade, como foi recentemente discutido em Dar-Es-Salaam, na Tanzânia”, frisou.
João Baptista Borges apontou ainda o acesso à água potável como outro entrave que continua a afectar o desenvolvimento sustentável em muitos países africanos.
O ministro defendeu a necessidade de mobilizar recursos e parcerias para ultrapassar estas limitações estruturais, com destaque para os sectores de energia e água.