O navio-plataforma FPSO Agogo já se encontra em águas angolanas, marcando um passo estratégico no desenvolvimento do Projecto Agogo Integrado Pólo Oeste, operado pela Azule Energy em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Sonangol E\&P e a Sinopec.
Com capacidade para produzir até 120 mil barris de petróleo por dia, o FPSO Agogo será responsável pela exploração dos campos Agogo e Ndungu, que possuem reservas estimadas em 450 milhões de barris.
A unidade é a primeira em Angola equipada com um sistema de captura de carbono pós-combustão, o que representa um avanço em termos de sustentabilidade ambiental na indústria petrolífera nacional.
O presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, destacou que a chegada da unidade representa “a concretização de um projecto desafiante e uma demonstração da força do nosso capital humano”.
Por sua vez, o CEO da Azule Energy, Adriano Mongini, sublinhou que “a conclusão antecipada do FPSO Agogo mostra a força das parcerias e a capacidade de execução da nossa equipa”.
O FPSO Agogo integra-se na estratégia do Bloco 15/06 de reforçar a produção petrolífera nacional, com foco na eficiência e na adopção de tecnologias de baixo carbono.