Mercados Financeiros

Câmara de Comércio Americana em Angola propõe revisão da Lei Cambial do sector petrolífero

O presidente da Câmara de Comércio Americana em Angola, Pedro Godinho, defendeu, em Luanda, a revisão da actual Lei Cambial aplicada ao sector petrolífero. 

A proposta foi apresentada após uma audiência com a vice-presidente da República, Esperança da Costa.

Godinho afirmou que a legislação em vigor contribui para a insolvência de empresas que operam em Angola, ao limitar o acesso às divisas necessárias para manter as suas actividades.

Segundo o dirigente, a lei n.º 2/12 foi útil durante o processo de desdolarização da economia, mas já não responde às exigências actuais do mercado.

De acordo com o responsável, empresas com depósitos em dólares enfrentam dificuldades para adquirir bens ou pagar salários, uma vez que são obrigadas a converter a moeda estrangeira localmente.

Essa limitação tem provocado encerramentos e abandono de operações por parte de organizações, incluindo algumas não-governamentais.

Godinho relatou ainda que empresas prestadoras de serviços recorrem a acordos com entidades sediadas fora do país para aceder a dólares, o que, na sua avaliação, enfraquece a economia nacional ao transferir divisas para o exterior.

O presidente da Câmara sublinhou que a alteração da Lei Cambial poderá ampliar a arrecadação de dólares e reduzir a escassez de divisas no mercado interno.

Para isso, defende maior sensibilidade do Executivo em relação às dificuldades enfrentadas pelas empresas, especialmente as multinacionais e operadoras do sector.

Relacionadas

PROPRIV reduz incumprimento financeiro em mais de 90%

O Programa de Privatizações (PROPRIV) registou uma redução de 90,40%

Acções da BODIVA valorizam 684% desde a entrada em bolsa

As acções da Bolsa de Dívida e Valores de Angola

Sonangol obrigada a vender acções do BCP para manter participação

Petrolífera angolana terá de alienar cerca de 56 milhões de