Internacional

Trump suspende sobreposição de tarifas no sector automóvel

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que impede a acumulação de tarifas sobre o sector automóvel e respectivos componentes.

A medida prevê deduções temporárias nas taxas, com o objectivo de reduzir o impacto económico das tarifas sobre a indústria.

Segundo o documento, assinado a bordo do avião presidencial Air Force One, as tarifas não incidirão cumulativamente sobre um mesmo artigo, como o aço, o alumínio e outros itens usados na produção automóvel.

A decisão elimina tarifas duplicadas sobre veículos importados.

Trump anunciou também alterações à tarifa de 25% sobre componentes automóveis importados.

A partir de 3 de Maio, fabricantes que montam e comercializam veículos completos nos Estados Unidos poderão beneficiar de uma dedução que pode atingir 3,75% do valor de cada veículo produzido localmente.

O benefício será reduzido para 2,5% no segundo ano e eliminado no terceiro.

A medida aplica-se a veículos produzidos desde 3 de Abril. O governo responde assim a pressões de fabricantes, fornecedores e concessionários, que alertaram para possíveis aumentos de preços, despedimentos e encerramento de fábricas.

Relacionadas

Ouro recua com investidores à espera de dados sobre emprego

O preço do ouro recua esta terça-feira, influenciado pela expectativa

Preços do petróleo sobem com tensões geopolíticas e oferta limitada

Os preços do petróleo mantêm a trajectória de alta nesta

Crédito à economia cresce 33,6% e atinge 6,3 biliões kz

O stock de crédito à economia em moeda nacional totalizou