Mercados Financeiros

Banco Sol inicia plano de recapitalização e reestruturação aprovado pelo BNA

O Banco Nacional de Angola (BNA) aprovou recentemente o Plano de Recapitalização e Reestruturação do Banco Sol, que será executado num prazo de três anos.

A medida marca um passo na recuperação e reposicionamento da instituição.

O plano foi aprovado por unanimidade pelos accionistas em Assembleia Geral realizada a 24 de Janeiro de 2025.

Segundo comunicado, o documento define medidas para assegurar a recapitalização, a reorganização da estrutura operacional e o reforço da gestão de riscos.

Entre as acções previstas estão o redimensionamento de agências e unidades centrais, a redução de cerca de 30% do número de colaboradores, a captação de novos depósitos, a retenção da actual base de clientes, a venda de activos imobiliários não ligados à actividade principal do banco, a recuperação de crédito malparado e a dinamização do segmento de seguros.

O plano também prevê o aumento do capital social por meio de novos aportes dos accionistas, sem recurso a fundos públicos.

O plano foi elaborado pela actual administração do Banco Sol, eleita em Abril de 2024, após o diagnóstico da situação financeira, económica e patrimonial da instituição.

Relacionadas

PROPRIV reduz incumprimento financeiro em mais de 90%

O Programa de Privatizações (PROPRIV) registou uma redução de 90,40%

Acções da BODIVA valorizam 684% desde a entrada em bolsa

As acções da Bolsa de Dívida e Valores de Angola

Sonangol obrigada a vender acções do BCP para manter participação

Petrolífera angolana terá de alienar cerca de 56 milhões de