Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Governo reactiva Perímetro Irrigado do Mucoso no Cuanza-Norte

O Perímetro Irrigado do Mucoso, na província do Cuanza-Norte, retomou as actividades na quarta-feira.

O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac Maria dos Anjos, afirmou que a unidade vai reduzir a importação de cereais, frutas e legumes.

O ministro disse ainda que a região do Mucoso já teve papel importante na produção e exportação de frutas, com destaque para a banana, e a reactivação do perímetro contribui para a economia e gera receitas para o país.

O projecto criou 500 empregos directos e integrou 700 famílias camponesas em actividades agropecuárias. A meta é alcançar três mil postos de trabalho.

Isaac dos Anjos anunciou a reactivação dos Perímetros Irrigados do Luinga e Coreias II e III. Informou também que o governo vai reestruturar infra-estruturas agropecuárias no município de Ambaca.

A produção de arroz e outros grãos é o foco da acção. O ministro fez saber que o Governo quer retomar a produção agrícola no Cuanza-Norte.

Isaac dos Anjos apelou às famílias camponesas para que gerem rendimento, sustentem os filhos e garantam alimentação sem depender de doações.

O responsável recomendou o uso da Internet para acesso a técnicas de conservação de produtos como o tomate.

Isaac dos Anjos anunciou ainda a compra de três mil cabeças de gado bovino para o repovoamento do Planalto de Camabatela, nos municípios de Ambaca e Cambambe.

O presidente do Conselho de Administração do grupo chinês Zontang Senha, Su Guang Yong, informou que o investimento cobre 500 hectares.

Segundo ele, o projecto prevê produção de hortícolas, tubérculos, cana-de-açúcar e criação de animais para abate.

O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, afirmou que a cooperação com a China fortalece a produção agrícola na província.

Relacionadas

Chefe de Estado recebe director do FMI para analisar reformas

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, hoje, no Palácio

Embaixadas lusófonas celebram Dia Mundial da Língua Portuguesa em Camberra

As embaixadas de Angola, Brasil, Portugal e Timor-Leste na Austrália

Petróleo sobe com investidores atentos à oferta global 

Os preços do petróleo registam variações, após alcançarem máximos de