Mercado & Finanças

Governo incentiva produtores a transitar para a agricultura comercial

O ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, defendeu ontem, em Cacuaco, Luanda, a transição da agricultura de subsistência para a produção em larga escala, como forma de combater a pobreza e impulsionar o desenvolvimento dos sistemas agrícolas.

Durante a abertura do seminário de lançamento da consulta pública nacional sobre a Reconversão dos Sistemas Agro-alimentares, realizado no auditório da Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS), o ministro ressaltou a importância da agricultura como pilar fundamental para a maioria da população africana e destacou a necessidade de os camponeses ampliarem as práticas para além da subsistência, visando a abordagem comercial.

“A agricultura é a base e o fundamento, e é através dela que podemos resolver problemas. As comunidades devem preservar os valores culturais, mas não ao ponto de permanecerem em extrema pobreza”, afirmou Isaac dos Anjos.

O ministro também abordou a questão da igualdade de género no meio rural, enfatizando a necessidade de garantir oportunidades iguais para homens e mulheres, especialmente em áreas onde fatores socioculturais têm dificultado o desenvolvimento feminino.

O responsável destacou o papel da mulher como essencial para a estrutura familiar e apelou à criação de soluções que permitam às mulheres desempenharem um papel mais activo na agricultura sem perderem as responsabilidades sociais como mães.

Relacionadas

Morre Sebastião Salgado, ícone da fotografia documental, aos 81 anos

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um dos mais reconhecidos e

FADA financia 139 projectos agrícolas no Cuanza-Sul com mais de

O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA) já financiou 139 projectos

Banco Sol destaca soluções financeiras na 14.ª edição da Feira

O Banco Sol está presente na 14.ª edição da Feira