Mercados Financeiros

ARSEG apresenta proposta de lei para fundos de pensões em Angola

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) apresentou recentemente, em Luanda, a proposta de Lei dos Fundos de Pensões e das Entidades Gestoras de Fundos de Pensões. 

O objectivo é impulsionar a actividade dos fundos de pensões em Angola, segundo a ARSEG.

A proposta busca reforçar os mecanismos de protecção para participantes, contribuintes, pensionistas e beneficiários, além de unificar o regime jurídico dos fundos de pensões e das entidades gestoras.

Segundo o Técnico do Gabinete Jurídico da ARSEG, António Manuel, a reestruturação do sector é necessária, pois alguns normativos legais não atendem às exigências actuais. Por isso, a revisão e modernização da legislação são essenciais para o desenvolvimento dos fundos de pensões.

António também afirmou que a reforma do quadro regulatório deve seguir as recomendações da Organização Internacional de Supervisores de Pensões (IOPS) e do Comité de Seguros, Valores Mobiliários e Autoridades Financeiras Não Bancárias (CISNA), com foco na concorrência, proteção dos beneficiários, estabilidade do mercado e mitigação de riscos.

Relacionadas

Angola e Brasil têm responsabilidade de construir instituições plurais, refere

O presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STFB) defendeu

ATLANTICO lança dois novos cartões de pagamento na FILDA

O Banco ATLANTICO aproveitou a sua presença na FILDA –

Governo reafirma aposta no sector privado e nos “8 pilares”

Ministro de Estado José de Lima Massano transmitiu mensagem presidencial