A Lenovo anunciou recentemente o aumento de 106% nos lucros no terceiro trimestre fiscal de 2024, alcançando 693 milhões USD (664 milhões de euros), superando as expectativas dos analistas, que previam 367,7 milhões USD (352 milhões de euros).
O crescimento, segundo a empresa, acompanhou o aumento de 20% nas receitas, que chegaram a 18,8 mil milhões USD (18 mil milhões de euros).
A Lenovo informou ainda que é o terceiro trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos, o que reforça o bom desempenho financeiro da empresa.
O investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) cresceu 14%, o que indica o foco da companhia em inovação. O segmento não-PC, em que a Lenovo tem investido, cresceu 46%.
A Lenovo segue líder no mercado global de computadores pessoais, com a participação de mercado de 23,5%, de acordo com dados da consultoria IDC. A distribuição dos produtos no sector de PCs aumentou 4%.
A diversificação da companhia inclui soluções de software, serviços e Inteligência Artificial, além da Motorola, que actua no mercado de smartphones.
No sector de soluções tecnológicas, as receitas com infra-estruturas e servidores cresceram 59%, alcançando 3,9 mil milhões USD (3,7 mil milhões de euros), enquanto os serviços de cloud subiram 12%, alcançando 2,3 mil milhões USD (2,2 mil milhões de euros), marcando 14 trimestres seguidos de crescimento.
Em relação à Motorola, as receitas aumentaram 21% em comparação com o mesmo período de 2023, e a participação da marca cresceu em diversos mercados.
A Lenovo não divulgou números específicos para Portugal, mas a Motorola tem apresentado bons resultados no mercado ibérico. A empresa garantiu quase 80% dos canais de vendas para seus smartphones da Motorola, com a meta de alcançar 100% e aumentar as vendas, especialmente dos modelos Edge e Razr (dobrável).
O mercado ibérico da Lenovo cresceu 28% entre Outubro e Dezembro de 2024, com a marca A manter a participação de 25% no mercado de tablets.