O Banco Africano de Energia iniciará suas operações em 2025, com um capital de 5 bilhões de dólares, com o objectivo de fornecer soluções de financiamento para atender às crescentes necessidades energéticas de África.
A criação do banco resulta da parceria entre o Afreximbank e a Organização Africana de Produtores de Petróleo (APPO), com sede na Nigéria. A organização terá como missão financiar projectos de petróleo e gás no continente, que enfrentam uma lacuna de financiamento energético entre 31 e 50 mil milhões USD.
O vice-presidente do Afreximbank, Denys Denya, explicou que cada País africano membro da iniciativa contribuirá com 83 milhões USD, somando 1,5 mil milhões USD.
O Afreximbank e a APPO irão igualar a quantia, com a contribuição conjunta de 3 mil milhões USD. Os 2 mil milhões restantes deverão ser captados de outros investidores, incluindo fundos soberanos do Médio Oriente.
Actualmente, África, onde mais de 600 milhões de pessoas vivem sem acesso à electricidade, recebe menos de 3% do investimento mundial em energia. A nova instituição surge como resposta à necessidade de investimento no sector energético do continente.
Denya afirmou que o Afreximbank está em conversações com Países como a África do Sul e Angola, que demonstraram interesse em apoiar os projectos da nova organização.