Economia

Reservas internacionais fixam-se em 15,8 biliões USD e atingem maior nível em três anos

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL)

As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) aumentaram 230 milhões USD desde o início de 2025, passando de 15,6 biliões USD no final de 2024 para 15,8 biliões USD, segundo o Banco Nacional de Angola (BNA).

O valor, segundo o BNA, é o mais alto dos últimos três anos.

Em janeiro, o BNA atribuiu a alta à valorização dos activos de reserva, ao ouro e ao retorno das aplicações financeiras.

No final de 2024, as reservas atingiram 14,73 biliões USD. Em Agosto do mesmo ano, chegaram a 14,7 biliões USD, garantindo entre sete e oito meses de importações.

No primeiro semestre de 2024, as reservas variaram entre 14,04 biliões USD em Fevereiro e 14,7 biliões USD em Junho.

No final do primeiro trimestre, o País possuía 14,3 biliões USD em reservas, suficientes para cobrir 7,6 meses de importações.

No primeiro trimestre de 2024, a conta corrente do País registou superávit de 1,5 bilião USD, equivalente a 6,2% do PIB, com crescimento de 19,5% em relação ao último trimestre de 2023.

As RIL garantem o cumprimento das obrigações externas e protegem a economia contra crises cambiais.

Relacionadas

PROPRIV reduz incumprimento financeiro em mais de 90%

O Programa de Privatizações (PROPRIV) registou uma redução de 90,40%

Acções da BODIVA valorizam 684% desde a entrada em bolsa

As acções da Bolsa de Dívida e Valores de Angola

Sonangol obrigada a vender acções do BCP para manter participação

Petrolífera angolana terá de alienar cerca de 56 milhões de