Mercados Financeiros

Ministra das Finanças garante independência orçamental para tribunais de Angola

A ministra das Finanças, Vera Daves, afirmou recentemente que o Ministério das Finanças (MINFIN) está disponível para garantir que os tribunais sigam a execução orçamental de forma independente, sem depender dos Governos provinciais.

A declaração foi feita durante o encontro com o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Joel Leonardo, e visa resolver a preocupação dos tribunais em relação à autonomia financeira.

A posição da ministra foi apoiada pelo presidente da Associação dos Juízes de Angola, Ismael da Silva, que fez saber que a dependência dos tribunais dos Governos provinciais para o recebimento de verbas compromete a independência do poder judicial.

Segundo o magistrado, “não se pode falar de independência sem dinheiro”.

No modelo actual, o MINFIN repassa as cotas financeiras às delegações provinciais das Finanças, que distribuem os recursos aos tribunais de comarca.

O CSMJ defende que as verbas sejam alocadas directamente aos tribunais, sem a intermediação dos governos provinciais.

Relacionadas

Angola e Brasil têm responsabilidade de construir instituições plurais, refere

O presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STFB) defendeu

ATLANTICO lança dois novos cartões de pagamento na FILDA

O Banco ATLANTICO aproveitou a sua presença na FILDA –

Governo reafirma aposta no sector privado e nos “8 pilares”

Ministro de Estado José de Lima Massano transmitiu mensagem presidencial