O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou recentemente o projecto de infra-estrutura de inteligência artificial (IA) avaliado em 500 mil milhões USD.
A iniciativa, chamada Stargate, é uma joint venture entre a OpenAI, a Oracle e o SoftBank, e visa construir uma rede de data centers nos Estados Unidos.
A parceria tem como objectivo criar a infra-estrutura de computação necessária para o desenvolvimento da IA e gerar mais de 100 mil postos de trabalho no País “quase imediatamente”.
O anúncio marca uma das primeiras grandes iniciativas de Trump desde o retorno ao cargo e ocorre em um momento em que os EUA buscam manter a liderança sobre a China no campo da inteligência artificial.
Durante o anúncio feito na Casa Branca, Trump afirmou que a China e outras nações são concorrentes directos na área e destacou a importância de garantir que a infra-estrutura de IA seja desenvolvida nos Estados Unidos.
“Queremos que seja neste País”, disse o presidente, ao lado de Larry Ellison, da Oracle, Masayoshi Son, do SoftBank, e Sam Altman, da OpenAI.
Trump também afirmou que usará decretos de emergência para acelerar o projecto, especialmente no que diz respeito à construção da infra-estrutura energética necessária.
“Temos que construir tudo isto”, afirmou. “Eles têm que produzir muita electricidade e faremos com que seja possível fazerem a produção nas próprias instalações.”
O lançamento de Stargate ocorre um dia após Trump reverter a ordem executiva de mais de 100 páginas sobre padrões de segurança de IA assinada por seu antecessor, Joe Biden, marcando a mudança na política dos EUA em relação à tecnologia.
O investimento de 500 mil milhões USD faz parte de projecções mais amplas para o sector. A Blackstone, empresa financeira, já havia estimado que o mercado de data centers nos EUA receberia um trilião USD em investimentos nos próximos cinco anos, sendo que o Stargate representa metade desse valor.
O anúncio ocorre após o conhecimento do investimento de 20 mil milhões USD em data centers de IA da DAMAC Properties, dos Emirados Árabes Unidos.