Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Angola pode se tornar o maior produtor de diamantes, afirma secretário de Estado

País pode ser o maior produtor de diamante

O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, afirmou, em Luanda, que as acções da Empresa Nacional de Diamantes (Endiama) projectam Angola como o maior produtor mundial de diamantes no curto e médio prazo.

Correia Victor fez a declaração durante o encerramento da conferência de imprensa que apresentou o balanço dos resultados do subsector diamantífero em 2024 e as perspectivas para 2025.

O Conselho de Administração informou que Angola produziu 13,96 milhões de quilates de diamantes entre Janeiro e Dezembro de 2024, com receitas de 1,4 mil milhões USD. O País tem 66 cooperativas, sendo 42 em produção e 24 em prospecção. A meta para 2025 é alcançar 14,8 milhões de quilates.

O secretário de Estado mencionou a mina de Luele como um dos principais resultados das acções da Endiama, e ressaltou a contribuição para os níveis de produção. O secretário também falou sobre a importância de investir na cadeia de valor, com foco na lapidação e refinação de metais preciosos, especialmente o ouro.

De acordo com Correia Victor, o programa de desenvolvimento do setor, estabelecido pelo Executivo no actual quinquénio e no Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN), visa aumentar a produção de diamantes e outros minerais e expandir a cadeia de valor.

O secretário de Estado expressou confiança na melhoria do impacto do subsector diamantífero no Produto Interno Bruto (PIB), destacando que o desenvolvimento de projectos mineiros, com base nas potencialidades geológicas de Angola, é importante para a transformação e diversificação do sector. A extensão da cadeia de valor à jusante pode gerar mais receitas fiscais e fomentar a economia local, criando condições para investimentos contínuos.

Embora o mercado internacional enfrente desafios, o secretário de Estado afirmou que as medidas implementadas pelo Executivo são essenciais para garantir que os diamantes angolanos continuem a figurar entre os mais valorizados no mercado.

O responsável incentivou a Endiama a manter a política de formação de quadros qualificados, promovendo a mentalidade ousada para alcançar novos feitos e contribuir para o crescimento da empresa e do País.

Relacionadas

Ministros da SADC reúnem-se em Benguela para discutir a estrutura

Os membros do Comité dos Ministros da Comunidade para o

Executivo retira Unicargas do Programa de Privatizações para 2023-2026

O Executivo decidiu recentemente retirar a Unicargas, empresa transportadora de

BNA estabelece limites de crédito e depósitos para instituições de

O Banco Nacional de Angola (BNA) definiu limites operacionais para