A rede multicaixa movimentou, em 2024, aproximadamente 35 biliões kz, resultado de operações de levantamento, pagamentos, compras e transferências, informou o Gabinete de Comunicação e Imagem da EMIS.
O valor representa um crescimento de 37,3% quando comparado ao mesmo período de 2023, segundo dados divulgados.
A rede multicaixa atingiu marcos importantes durante o ano, incluindo mais de 12,1 milhões de transacções em um único dia e cerca de 270 milhões de transacções no total.
A EMIS destacou que os números reflectem a confiança dos utilizadores e é um momento importante para o sector de pagamentos electrónicos no País.
Segundo ainda o documento, o valor movimentado pelas multicaixas equivale a 1,4 vezes o montante proposto no Orçamento Geral do Estado de 2024, estimado em 24,7 biliões kz. Os levantamentos representaram 13% do total transaccionado, o que indica o aumento da transacção electrónica no Sistema de Pagamentos de Angola.
Em 2024, a Rede Multicaixa processou 2,4 mil milhões de transacções financeiras, com destaque para o canal interbancário MCX Express, que processou 1,2 mil milhões de transacções.
O pagamento via telemóvel, com o uso do Código QR, superou 1 milhão de transacções. Os levantamentos diários nos caixas automáticos passaram de 60 mil para 120 mil kz.