O PCA da Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e Comercialização de Diamantes de Angola (Endiama), Ganga Júnior, anunciou que a companhia pretende abrir, ainda no primeiro semestre deste ano, uma unidade de refinação, com um investimento global de 14 milhões USD.
A estratégia faz parte de uma estratégia mais ampla de diversificação, dada a queda no mercado de diamantes naturais devido à ascensão dos diamantes sintéticos.
O presidente da Endiama destacou que a empresa está a reforçar a actuação em outros segmentos de negócios, incluindo a criação de novas concessões para a fase de produção, com o objectivo de evitar a dependência de uma única área.
A companhia está a expandir as actividades para o sector agropecuário por meio do projecto Endiagro, voltado para o desenvolvimento da cadeia de valores do agronegócio na região Leste de Angola, incluindo a produção de arroz e outros produtos agropecuários.
Ganga Júnior disse ainda que o objectivo da Endiama relativamente ao sector do agronegócio é, ainda este ano, começar a produzir arroz, “para disponibilizar o equivalente a 5 milhões USD a começar na região do Cuilo, na Lunda-Sul, na zona do Dala; e no Moxico, na região do Léua”.