O secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, apresentou os avanços e a estratégia do país durante a 15ª Assembleia da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), realizada em Abu Dhabi, na segunda-feira e terça-feira.
Angola, como membro permanente da IRENA, destacou as acções em andamento para promover a transição energética eficaz. Arlindo Carlos enfatizou a importância de uma transição energética justa e equilibrada, ressaltando que a questão também é vista como a oportunidade para o crescimento económico, o desenvolvimento de competências técnicas e a redução da pobreza.
O financiamento para os Países membros também foi abordado pelo secretário de Estado, que destacou a diversidade das economias presentes na organização. O evento teve como lema “Acelerando a Transição para Energias Renováveis – O Caminho a Seguir” e contou com a participação de mais de 1 400 delegados de 170 países, incluindo especialistas em energia e líderes do setor.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a triplicação da capacidade de energia renovável até 2030, o apoio às transições energéticas em economias emergentes e a promoção de fluxos financeiros inovadores para Países em desenvolvimento. A IRENA, com apoio dos Emirados Árabes Unidos, tem um plano para apoiar 25 Estados-membros.
Além da Assembleia, a delegação angolana participou da Semana da Sustentabilidade de Abu Dhabi (ADSW), de 12 a 18 de Janeiro, evento que reúne líderes internacionais para acelerar os esforços de sustentabilidade global.
Nos últimos 12 meses, Angola exerceu a vice-presidência da IRENA, representando os Países africanos, e passou o mandato para a Namíbia. A presidência ficou a cargo da Eslovênia. Durante o mandato, Angola compartilhou a experiência de transição energética, sendo recomendada na 14ª Assembleia da IRENA, realizada em abril de 2024, como modelo para outros Estados-membros.
A delegação angolana incluiu o embaixador nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato, representantes do Ministério de Energia e Águas (MINEA) e funcionários da Embaixada de Angola.