Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Empresária solicita ampliação de financiamento e apoio técnico para agropecuária

A agricultora e criadora com mais de 20 anos de experiência, Virgínia Domingos José Mateus, propôs maior financiamento para o sector agropecuário no Kwanza Norte, em Samba Lucala, destacando a necessidade de crédito para aquisição de máquinas, transporte e ampliação da criação de gado bovino, caprino e ovino.

Com a área de cultivo de 495 hectares, sendo 60 já utilizados, Virgínia quer expandir a produção para mais 60 hectares, mas enfrenta limitações devido à falta de mecanização.

Actualmente, opera de forma manual na maior parte das actividades. Produtora de feijão em larga escala em 20 hectares, Virgínia é responsável por 18 variedades da leguminosa e foi reconhecida como “Rainha do Feijão”.

Durante a campanha agrícola 2024/2025, a empresária espera colher 15 toneladas de feijão, que são comercializadas em mercados locais e na própria fazenda, atraindo compradores da República Democrática do Congo. O preço do feijão subiu para 1 500 kwanzas por quilograma, quase o dobro do valor registado há dois anos, incentivando a produção.

Além do feijão, Virgínia prevê colher 30 toneladas de mandioca, 15 de cana-de-açúcar, 10 de banana, cinco de abacaxi e outras frutas. Para transporte, a agricultora depende do apoio da administração local ou do aluguel de veículos. Já enfrentou perdas, como sete hectares de mandioca, por falta de logística adequada.

Na pecuária, Virgínia mantém 35 cabeças de gado bovino, número reduzido após a epidemia que afectou mais de 400 animais. A empresária ressaltou a importância de assistência técnica e vacinação para evitar novas perdas.

A agricultora está em processo de formação de uma cooperativa, buscando facilitar o acesso a financiamentos. Defende também a ampliação das políticas de crédito para agricultores individuais, além da mecanização agrícola para aumentar a área cultivada e melhorar o escoamento da produção.

Com o rendimento da actividade, Virgínia sustenta a educação dos filhos, que participam do projecto familiar ou cursam o ensino superior em Luanda. Para ela, a agricultura oferece retornos financeiros sólidos e potencial para melhorar a qualidade de vida.

“A agricultura gera renda. Com uma tonelada de feijão, é possível obter 1,5 milhão de kwanzas”, afirmou Virgínia, ao incentivar o investimento no sector.

Relacionadas

Preço do petróleo cai pela quarta sessão consecutiva 

O preço do barril de petróleo nos mercados internacionais caiu

Inflação no Canadá desacelera para 1,8% em Dezembro

A taxa de inflação homóloga no Canadá foi de 1,8%

BNA mantém taxas de juros e reduz coeficiente de Reservas

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de